Qual é a vegetação da Ítalia?


Nos Alpes, carvalhos e castanheiros encontram-se até à 1.000 m de altitude, assim como o centeio (até à 1.700 m), a cevada, as batatas e as culturas forrageiras. Mais elevado aparece a faia, que rende o lugar, acima 1.500 m, ao larício, o abeto branco e vermelho, ao PIN silvestre. Entre as florestas de faias e coníferas, de clareiras e sous-bois oferecem pastos demi-saison aos ovinos e os bovinos

A partir de 2.500 m começam as zonas vegetais que servem de pastos de verão às manadas. Na planície do Portugal reina uma paisagem cortada de canais e linhas de árvores. Salgueiros e peupliers enquadram alinhamentos de amoreiras e vinhas que escalam até nas árvores. A vegetação fica mediterrânica a medida que avanç-se-ar-se para o Sul. Frequentemente é constituída de plantas capazes de opôr-se frios como ao calor: carvalhos verdes, carvalhos-cortiça, pinhos parasóis e arbustos (cistes, myrtes, lentiscas, cactées, ciprestes e eucaliptos).Outrora, Apennins levavam magníficas florestas, que foram devastadas pela transumância das manadas de carneiros e de cabras. A vinha, a oliveira, há até à 800 m de altitude.
A vegetação muda de lugar para lugar. No sul e centro predomina a vegetação mediterrânea, nas regiões mais altas do Apeninos a vegetação de altitude e no norte as florestas temperadas (árvores de folhas caducas).

Um comentário:

  1. vlw preciso disso para uma pesquisa + pq essa obissecão pela italia e egito?

    ResponderExcluir